Passos, carambola, música e Adélia...


Essa tarefa me inquietou de infinitas formas. A maior delas, foi pensar na narrativa que eu escolheria mostrar. O que eu gostaria de contar? Eu não sei. Não sei até agora depois de vídeo pronto. Eu o fiz e refiz e ainda não sei. Filmei meus passos e caminhos. Olhei pra coisas que não olharia. Mexi em computador com coisa que nunca abro. Sem saber o que contar, fui visitar outros espaços. Moro num condomínio fechado e nunca, realmente nunca, desço as escadas pra visitar esse balanço ou pegar carambola da árvore. É condomínio fechado de dentro. Mas fui lá, contar de um lugar que ninguém vai e é tão pertinho. Contar de pé carregado de carambola que ninguém pega e é de todo mundo... ou tem dono? Deve ter.
A carambola não pego não, mas quando não sei o que contar, costumo pegar emprestado narrativas dos outros pra mim. Adélia Prado é poetiza que me acompanha, sem que ela saiba. Todo dia ela fica ao lado da minha cama e antes de dormir, me diz uma poesia. Adélia escreve sem grades e, diferente da carambola com dono e sem dono, sinto que as palavras dela podem ser usadas. Por isso é que guardei uma dessas poesias pra narrativa desconexa que escolhi contar hoje, que dispensa apresentações prévias e fala de tudo: de Deus e de vida; de culpa e culpa de sentir culpa; de marimbondo e choro de alegria e tristeza. Fala de Adélia e fala de mim.

"A Face de Deus é Vespas

Queremos ser felizes.
Felizes como os flagelados da cheia,
que perderam tudo
e dizem-se uns aos outros nos alojamentos:
'Graças a Deus, podia ser pior!'
Ó Deus, podemos gemer sem culpa?
Desde toda a vida a tristeza me acena,
o pecado contra Vosso Espírito
que é espírito de alegria e coragem.
Acho bela a vida e choro
porque a vida é triste,
incruenta paixão servida de seringas,
comprimidos minúsculos e dietas.
Eu não sei quem sou.
Sem me sentir banida experimento degredo.
Mas não recuso os marimbondos armando suas caixas
porque são alegres como posso ser,
são dádivas,
mistérios cuja resposta agora é só uma luz,
a pacífica luz das coisas instintivas."

Comentários

  1. encantada com tamanha sutileza!

    esta semana estava assistindo uma série, e a personagem disse sobre ser frustrante pensar que conseguiremos mudar o mundo, mas potencializador pensar que possamos melhorá-lo a partir da mudança em nós mesmos.
    pensei que o olhar sensível que você tem pode ser uma forma de melhorá-lo a partir de ti.
    confortante saber que tem olhar sensível bailando por aí!

    ResponderExcluir
  2. Me remeteu a infância. Carambola, balanço, arvores, espaço pra correr.

    ResponderExcluir
  3. Ângela, eu estava escutando essa música hoje e o balanço me deu muita nostalgia!

    -Babi

    ResponderExcluir
  4. Ahhh! E você teve a audácia de dizer pra mim hoje que o seu ficou horrivel! Eu amei! Deu vontade de balançar <3 e essa musica é mara, Mallu é muito bom, Adélia é espetacular. Amei tudo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário